Criado por um chef de hotel na década de 1920 em homenagem à bailarina russa Anna Pavlova durante uma de suas viagens à Austrália ou à Nova Zelândia, um pavlova é um merengue em forma de bolo com um centro macio e marshmallow e casca exterior crocante, geralmente coberta com chantilly e frutas frescas.
Nesta versão maravilhosa de chocolate, o cacau em pó e o chocolate agridoce são dobrados no merengue – o que o torna deliciosamente delicioso – e queijo mascarpone (queijo creme italiano) é adicionado à cobertura batida. É uma sobremesa maravilhosamente leve e sem glúten. Eu fiz isso para a Páscoa este ano e foi um enorme sucesso.
O bom das pavlovas é que, mesmo que pareçam chiques, são incrivelmente fáceis de fazer – até as crianças conseguem. O meu amor separa os ovos e bate o merengue.
Para começar, bata as claras em neve até formar espuma. Depois, adicione gradualmente o açúcar e continue batendo até o merengue ficar brilhante e duro (quando você levanta lentamente o batedor da mistura, ele mantém altos picos). Seja paciente; isso leva de 8 a 9 minutos.
Em seguida, peneire o cacau em pó e adicione o chocolate picado e o vinagre. Usando uma espátula de borracha, dobre a mistura até que não restem manchas de cacau em pó. Monte o merengue em uma assadeira forrada de pergaminho e espalhe em um bolo de 15 cm.
Coloque no forno e cozinhe por 1 hora e 15 minutos, ou até o merengue ficar inchado e crocante por toda parte, mas ainda assim um pouco instável por baixo, se você tocar no centro. Não se preocupe se a parte superior estiver rachada (ela pode rachar ainda mais do que a mostrada na foto abaixo) – isso é normal e tudo fica coberto com chantilly no final.
Quando o merengue estiver frio, faça a cobertura batendo o creme de leite e o queijo marscapone na tigela da batedeira até combinar. Adicione gradualmente o açúcar e continue batendo até obter picos suaves. Não exagere! Empilhe o creme de mascarpone em cima do merengue e espalhe-o suavemente a cerca de um centímetro da borda (não se preocupe se o merengue rachar no processo). Cubra a pavlova com as framboesas e polvilhe o chocolate raspado por cima.
Corte a pavlova em fatias, passando a faca entre as fatias e sirva. Apreciar!
Nota: A porção de merengue desta receita foi adaptada de Nigella Lawson em FoodNetwork.com
Pavlova Duplo de Chocolate com Creme de Mascarpone e Framboesas
Ingredientes
Para o Pavlova
- 6 claras de ovo grandes
- Pitada de sal
- 1-3 / 4 xícaras de açúcar superfino (consulte a nota)
- 3 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar
- 1 colher de chá de vinagre de vinho tinto
- 2 onças de chocolate agridoce, picado
Para o creme Marscapone
- 8 onças (1 xícara) de queijo mascarpone, frio
- 1-1 / 2 xícaras de creme de leite fresco, frio
- 1/4 xícara de açúcar
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
Para a cobertura
- 1-1 / 2 xícaras de framboesas frescas
- 2 onças de chocolate agridoce, ralado ou raspado em cachos (opcional)
Instruções
- Pré-aqueça o forno a 300 ° F . Forre uma assadeira com papel manteiga. Usando um marcador escuro, desenhe um círculo de 9 polegadas de diâmetro no papel vegetal, contornando uma bandeja ou forma de bolo de 9 polegadas . Vire o papel para que seu merengue não toque no marcador.
- Na tigela da batedeira equipada com o batedor, bata as claras em neve e sal em velocidade média até formar picos macios e espumosos, cerca de um minuto. Aumente a velocidade para médio-alto e adicione gradualmente o açúcar; continue batendo até formar picos duros, 8-9 minutos. (O merengue ficará brilhante.)
- Passe o cacau em pó por uma peneira ou peneira e adicione ao merengue. Adicione o vinagre e o chocolate picado. Usando uma espátula de borracha grande, dobre a mistura até ficar bem combinada. Deve ser de cor clara, sem listras brancas ou marrons.
- Prenda o papel vegetal na assadeira adicionando um pouco de merengue embaixo de cada canto. Monte o merengue no pergaminho dentro do círculo. Usando a espátula ou uma faca de manteiga, espalhe o merengue para preencher o círculo. Mesmo a parte superior e os lados levemente – não deve ser perfeitamente lisa ou sobrecarregada. Coloque no forno e cozinhe por 1 hora e 15 minutos, ou até o merengue ficar inchado e crocante por toda parte, mas ainda assim um pouco instável por baixo, se você tocar no centro. Não se preocupe se a tampa estiver rachada – isso é normal e, no final, tudo fica coberto de chantilly. Desligue o forno, abra a porta do forno e deixe o merengue no forno esfriar até a temperatura ambiente, pelo menos 30 minutos. (O merengue não entrará em colapso se esfriar gradualmente.)
- Antes de servir, retire cuidadosamente o merengue do papel manteiga e coloque-o em uma travessa. Em uma tigela média, bata o queijo mascarpone, o creme de leite e a baunilha até misturar. Adicione gradualmente o açúcar e continue batendo até obter picos macios e almofadados. Não exagere; não deve ser muito rígido ou granulado. Coloque o creme de mascarpone no merengue e espalhe-o suavemente a cerca de 2,5 cm da borda (não se preocupe se o merengue rachar no processo). Cubra a pavlova com as framboesas e polvilhe o chocolate raspado por cima. Corte a pavlova em fatias, passando a faca entre as fatias e sirva.
- Nota: Se você não tiver açúcar superfino, coloque açúcar granulado regular em um processador de alimentos e pulse até ficar bem, cerca de 30 segundos.
- Nota: Este pavlova pode ser fabricado com antecedência e montado até 12 horas antes do tempo. Mantenha na geladeira.
Informação nutricional
Distribuído por
- Por porção (10 porções)
- Calorias: 429
- Gorduras: 25g
- Gordura saturada: 15g
- Carboidratos: 51g
- Açúcar: 47g
- Fibra: 2g
- Proteínas: 5g
- Sódio: 136g
- Colesterol: 74mg
Este site foi escrito e produzido apenas para fins informativos. Eu não sou um nutricionista certificado e os dados nutricionais deste site não foram avaliados ou aprovados por um nutricionista ou pela Food and Drug Administration. As informações nutricionais são oferecidas como cortesia e não devem ser interpretadas como garantia. Os dados são calculados através de uma calculadora nutricional online, Edamam.com.
Embora eu faça o possível para fornecer informações nutricionais precisas, esses números devem ser considerados apenas estimativas. Fatores variados, como tipos ou marcas de produtos comprados, flutuações naturais em produtos frescos e a maneira como os ingredientes são processados alteram as informações nutricionais efetivas em qualquer receita. Além disso, diferentes calculadoras on-line fornecem resultados diferentes, dependendo de suas próprias fontes e algoritmos de fatos nutricionais.